terça-feira, 9 de novembro de 2010

Crochê

    Dias atrás entrando no meu blog preferido (http://www.blogdamariah.com.br/) vi looks com crochê postados por ela ( http://www.blogdamariah.com.br/2010/10/look-do-dia-crochet,http://www.blogdamariah.com.br/2010/11/look-do-dia-croche-listras ) e fiquei super feliz com a volta dele às lojas. Embora eu não seja uma escrava da moda, seguir algumas tendências faz parte da imagem pessoal, dá ideia de que você é informada.

   A palavra crochê foi originada de um termo existente no dialeto nórdico, com o significado de gancho (que é a forma do bico encurvado da agulha utilizada para puxar os pontos), que também originou croc, que em francês tem o mesmo significado. Ninguém tem a certeza de quando ou onde o crochê começou. Segundo os historiadores os trabalhos de crochê tem origem na Pré-história. A arte do crochê, como a conhecemos atualmente, foi desenvolvida no século XVI.

    A origem mais provável vem da técnica de costura chinesa, uma forma primitiva de bordado que foi difundida no Oriente Médio e chegou à Europa por volta de 1700. Mas o crochê só começou a ser fortemente difundido em 1800. A francesa Riego de La Branchardiere desenhou padrões que podiam ser facilmente duplicados e publicou em livros para que outras pessoas pudessem começar a copiar os desenhos. Os trabalhos com a técnica do crochê podem ser realizados com qualquer tipo de fio ou material. Tudo depende da peça a ser executada: uma toalha delicada ou uma colcha, um casaco ou um tapete resistente. Atualmente usa-se a técnica para confeccionar variadas peças, tudo depende da criatividade de cada um.

    Minha avó é uma "crocheteira" de mão cheia ! Então me beneficiarei desta tendência pois tenho uma coleção de saias feitas por ela e já comecei a voltar a usá-las.

    E vocês gostam do crochê nas roupas e detalhes?

Saias feitas pela vovó

Peças em crochê da estilista Vanessa Montoro

Fonte de pesquisa: Wikipédia
Fotos: Arquivo pessoal e Divulgação

8 comentários:

Ro Archela disse...

Ai que lindas Andréa!!! Amo crochê. Já fiz muitas peças, mas acabei doando quase tudo. Vez em quando tenho grandes recaidas e produzdo muuuuito. Tenho um casaqueto roxo que amo e algumas bolsas que restaram. Qualquer hora eu posto. Mas, suas saias estão lindas!!! Bom saber que o crochê está de volta.
beijosss Ro

Aninha Fontes disse...

Nossa, como eu tinha coisa de croche. Minha avó fazia muito e eu também fazia antigamente...velhos tempos kkkkkk Mas dei fim em tudo!!! Sorte sua que guardou! bjos

Um blog como Aquele disse...

Ro então comece a produzir de novo pq o crochê está super em alta. Tbém dá para usar o que vc guardou. Eu queria um colete mas minha vó não sabe fazer, sniff !!! Beijos e obrigada pela visita !!!

Um blog como Aquele disse...

Oi Aninha ! Eu guardei as saias pq tenho paixão pela minha vó e não consegui me desfazer delas, as tenho há mais de 10 anos, vc acredita !!! Sorte minha pq a moda vai e vem e posso usá-las novamente.Beijo grande.

TELMA GUEDES disse...

nossa! esses vestidos sao show! primorosos! eu queria um é claro! e as saias da vovó duram e ficam na moda p sempre, bjssssssssssssss

Um blog como Aquele disse...

Telma eu tbém queria um vestido desses, são maravilhosos !!! E as saias da vovó são meu xodó, não dou nem vendo, rsrsrs. Beijos, minha querida.

nandis disse...

LINDAS!!!!!Amo! Queria ter corpo para usar,rsrsrs,Show querida!beijos

Um blog como Aquele disse...

Obrigada Nandiss !!! Quem disse que vc não pode usar? Se não quer usar uma saia ou vestido justo, o crochê pode estar nos detalhes (numa bolsa, numa blusa,...). Experimente !!! Beijosssss.