segunda-feira, 30 de maio de 2011

Tudo sobre cabelo com Lincoln Tramontini - Como domar os cabelos - Parte 1


    Problema de 9 entre 10 brasileiras, os cabelos indomáveis têm solução?

    A dúvida é de minha querida amiga Telma Guedes do blog Coisas Bacanas da Telma. Como domar os cabelos ?

    Telma,

    Me desculpe pela demora em responder sua pergunta mas nestes últimos dias tenho tido uma agenda apertadíssima. Vou precisar escrever um livro para mostrar claramente as várias maneiras de se domar as madeixas volumosas das brasileiras.

    Bem, setenta por cento das mulheres brasileiras têm os cabelos ondulados ou volumosos. Como todo mundo que tem volume nos cabelos, acaba não gostando deles e luta diariamente contra este "vilão". Caso você não assuma os cabelos ondulados e queira driblar os cabelos indóceis a melhor coisa é uma tradicional escova lisa. Claro que isso demanda tempo e requer dinheiro se você for ao salão ou talento, se fizer em casa. 

    Chapinha é um recurso muito usado mas que considero perigoso o abuso dela por correr o risco de queimar os cabelos deixá-los opacos, quebradiços e cheios de pontas duplas. Caso você goste de usar a chapinha tente pelo menos usar um creme protetor térmico.

    Um recurso caseiro, bacana e antigo é a touca. Você tem que rodear os cabelos em volta da cabeça, prendendo-os com grampos. Com certeza é inofensivo aos fios mas requer habilidade e tempo. Se você prefere comodidade pode partir para os alisamentos que hoje são muitos e  cada um com suas particularidades e especificidades. Vou citar alguns alisamentos:

1 - Alisamento definitivo: geralmente feito com amônia e que tem durabilidade definitiva pedindo um retoque a partir de três meses, dependendo do grau de enrolamento do cabelo, somente na raiz. Têm algumas restrições com loiras e deve sempre ser feito um teste antes de realizá-lo.

2 - Amaciamento ou relaxamento: pode ser feito com amônia ou guanidina e solta os cabelos reduzindo o volume.

3 - Carbocisteína: este é um método de alinhamento dos fios com altíssima tecnologia e que não prejudica os fios podendo ser feito em loiras e cabelos com outras químicas. Este método é uma reposta ao formol por não trazer danos à saúde e durar cerca de três meses. Desbota um pouco a cor dos cabelos como todos os outros métodos.

4 - Formol ou Progrressiva: NÃO USE !!! Muitos tipos de escova mascaram o cheiro caracteristico do formol com odores doces. Também inventam nomes de dar inveja aos publicitários mais experientes: Escova de chocolate, chantilly, morango, açúcar, inteligente e etc. Cuidado com métodos que usam o formol porque são cancerígenos e não são aprovados pela ANVISA. O percentual mínimo que é de 0,2% não alisa os cabelos, portanto, não caia nesta armadilha. Já viu que sou contra o formol, né?

    Claro, sou contra tudo que é enganador e se utiliza de "maracutaias" para ganhar o dinheiro honesto de pessoas leigas e ávidas por resolverem seus problemas. Profissionais que usam este método não passam de gente aproveitadora e que não se importam com a saúde dos clientes nem da própria, buscando o dinheiro acima de qualquer valor ético.

    O blog também preza trazer informações confiáveis e dicas para qualquer pessoa poder utilizá-las.

    Profissionais como meu amigo Lincoln Tramontini enriquecem nossas vidas e nos orgulham !!!

... amanhã o Lincoln completa o post com mais dicas de produtos cosméticos para domar os cabelos.


    Beijos, Andréa.



4 comentários:

JANNE LAUTENSCHLAEGER disse...

Oi Andréa ..Amei as dicas super bacana .
super beijos
http://jannelautenschlaeger.blogspot.com/

Rosely Archela disse...

Oi Andrea voltei para comentar novamente, será que desta vez consigo? Amei a matéria!beijos

Um blog como Aquele disse...

Obrigada Janne !!! O Lincoln é ótimo nas dicas !!! Beijos.

Um blog como Aquele disse...

Ro obrigada !!! As matérias com o Lincoln são sempre interessantes !!! Beijos.