terça-feira, 21 de junho de 2011

O significado das cores


    Cada cor possui um significado específico. Numa época de mudança de estação, hoje começamos oficialmente o inverno, e tendência de cores é bem bacana saber usá-las a nosso favor, dentro ou fora do ambiente de trabalho. Vamos lá?

Azul: Paz, lealdade, verdade e um pouco de conservadorismo. Deve ser usada nos momentos nos quais pode haver conflitos, como no ambiente de trabalho (estimula a comunicação racional, inibe emoções muito fortes).

Anil: Criatividade, Intuição e calma. Pode ser uma cor próxima ao violeta, tem também características de espiritualidade. Excelente em momentos em que se necessita agir com cautela.


Turquesa: Obstinação, persistência e amor próprio. Use para demonstrar vontade de resolver problemas.


Verde: Segurança e equilíbrio, mas também conservadorismo. Use se deseja transmitir estabilidade e segurança (no sentido de cuidar do outro), "pés no chão", e em ocasiões em que parecer conservadora não é um problema.

Verde abacate: Frescor e energia. Use para transmitir jovialidade, entusiasmo e vontade de interagir. Por ser extremamente brilhante, deve ser usado com cautela no ambiente de trabalho (por exemplo, em acessórios pequenos).


Amarelo: Dinamismo e alegria. Use para instigar descontração e interação. Cuidado ao usá-la em grandes doses, pois é percebido também como uma cor pouco sofisticada e pode fazer o seu look parecer barato se a qualidade do tecido, o design e o acabamento da peça não forem dos mais altos.

Laranja: Fertilidade, cordialidade, dinamismo e acolhimento. Estimula os relacionamentos, o intercâmbio, a troca, por isso é ideal para os momentos em que se precisa interagir intensamente com as pessoas. Como o amarelo, porém, pode ser percebido como uma cor pouco sofisticada e deixar seu look mais barato e até mais infantil.

Vermelho: Sexo, força, energia, vigor, agressividade, paixão e revolução. Útil para os momentos em que é necessário demonstrar coragem, vontade de mudar, prontidão para novos desafios (como quando se está buscando uma promoção, desde que seu uso seja moderado, pois pode parecer muito agressivo. E também quando é preciso impor sua vontade a outra pessoa (lidar com fornecedores ou pessoas difíceis, nunca com clientes ou com pessoas às quais você não gostaria de impor uma barreira ou parecer muito agressiva).

Rosa: Paciência, amor, doçura, carinho e feminilidade. É ideal para os momentos em que se precisa angariar simpatia e empatia, como numa entrevista de emprego (em dose pequena !!! Por exemplo, numa camisa sob um blazer escuro e austero, não na roupa toda !!!), para envolver sua equipe ou no momento de lidar com clientes difíceis. Nunca use rosa da cabeça aos pés no ambiente de trabalho, o que faria projetar uma imagem frágil e suave.

Violeta: Criatividade, misticismo e divindade. Representa também o senso artístico. O lilás, uma de suas nuances, mantém as mesmas características e, por ser mais claro, facilita a interação.

Marrom: Solidez e constância mas também conservadorismo e falta de ambição. Os marrons médios projetam ainda mais a imagem de submissão e passividade. Não é adequado quando se precisa mostrar capacidade de mudança, de retomada. Por outro lado, quando bem escuro ou próximo ao preto, é ideal para transmitir segurança, estabilidade e sofisticação.

Preto: Formalidade, elegância, sofisticação, seriedade, alta autoridade, assertividade, dignidade e poder. É excelente para transmitir segurança. Perfeitos nos momentos em que se mostrar, simultaneamente, credibilidade e autoridade, por exemplo, quando você tem de expor suas ideias, quando quer ser mais ouvida que questionada. Quando usado sozinho, transmite uma ar de distanciamento, por isso, se essa não for sua intenção, combine-o com outras cores. Evite quando quiser atrair atenção para você e mostrar criatividade ou ousadia.

Branco: Pureza, franqueza, credibilidade, inocência e honestidade. É uma cor excelente para os momentos em que se precisa mostrar que as soluções que você está oferecendo são as melhores e não vão trazer danos. Use para mostrar que está "jogando limpo", não tem nada a esconder. Evite se não quiser parecer ingênua demais.

Cinza: Seriedade, maturidade e humildade, mas também conformismo. Evite usar os tons mais opacos e claros nos momentos em que precisa mostrar reação e capacidade de implementação, se mesmo assim optar pelo cinza, acrescente acessórios ou outras peças de cores mais vibrantes. Numa entrevista de emprego por exemplo, prefira os tons mais escuros. Se não quiser tornar-se invisível, fuja das peças cinzas em modelagens básicas e conservadoras.

Grafite: Tem associações mais positivas por estar mais próximo ao preto. Representa força de caráter, refinamento e autoridade.

    Sempre que quiser diminuir ou neutralizar as características negativas de uma cor (seja devido ao significado individual, seja pela simbologia do grupo ao qual ela pertence), combine-a com cores que tenham características opostas. 

    Por exemplo, vestir bege da cabeça aos pés pode fazê-la parecer inofensiva, frágil e monótona demais, combine-o (mesmo que em pequenas doses) com cores como vermelho, pink, roxo ou turquesa e veja sua imagem mudar, adquirindo toques de ousadia, energia, criatividade e jovialidade.

    Espero que tenham gostado dos significados, eu achei bem interessante.

    Beijos, Andréa.


Fonte de pesquisa: Pequeno livro de Estilo - Guia para toda hora - Editora Versus - Ana Vaz
Imagens: Google

17 comentários:

Rosely Archela disse...

Gostei da matéria sobre cor e mais ainda do circulo das cores! Parabéns! Postei algumas peças êxclusivas em croche.beijos, Ro

Aninha disse...

Looks lindos. Obrigada querida pelo recadinho valioso que deixas-te lá no meu cantinho .

bjs

Um blog como Aquele disse...

Que legal Ro, vou lá ver !!! Beijos e obrigada !!!

Um blog como Aquele disse...

Imagina Aninha !!! Foram só algumas dicas que eu mesma pratiquei. Beijos.

Leila Barreto disse...

Super dicas!!! amei o novo layout do blog...bjux

HSS disse...

Adoro cores no inverno, já estou cansada de preto e marrom, que é o que temos mais pq aqui no inverno.
As minhas preferidas são o Anil, laranja (minha sala é laranja, tinha que gostar,kkkkk)o rosa e por ai vai.
A tabela das cores quentes adorei,estava precisando encontrar uma, pois são as minhas cores!
bj

Manoela Avelino disse...

Andrea, sua linda!!! Adorei esse post!! Todas as cores tem sua vantagens e desvantagens né? É mesmo uma questão de saber equilibrar. Eu amo verde, branco, azul, cinza e vermelho!! rs =)
Beijos!!!

Paulinha do Brechó Recicle disse...

Bom dia lindinha!

Eu adorei saber disso! Eu sempre soube que o violeta era a cor da "alma"!!Vc já tinha ouvido falar?

Bem interessante mesmo,vou arquivar e dar uma estudada depois... Vivendo e aprendendo,adoro colocar em prática as coisinhas que aprendo nos blogs e essa vai ser uma delas!

Valeu a dica amigaaaaa... Rs

DOGWALKER-HOSPEDAGEM-PET SITTER disse...

Nossa cada look lindo...o 1º, com vermelho sao barbaros...bjs

Um blog como Aquele disse...

Obrigada Lêila mas eu não sei mexer direito nele, aos poucos vou tentando melhorar. Beijos.

Um blog como Aquele disse...

Helia eu gosto das cores mais sóbrias mas um toque de cor quente faz bem aos olhos e a alma !!! Beijos.

Um blog como Aquele disse...

É verdade Manoela !!! Eu gosto de todas, minha preferida é amarelo e a que menos gosto marrom. Beijos.

TELMA GUEDES disse...

Uma verdadeira aula de estilo! UAU! bjosssssssssss

Um blog como Aquele disse...

Paulinha que legal que vc vai arquivar esse post !!! É sempre bom relembrar o significado das cores quando precisamos usá-las a favor. Beijos.

Um blog como Aquele disse...

Obrigada Irene !!! Foram escolhidos a dedo para o post !!! Beijos.

Um blog como Aquele disse...

Tati adoro suas visitas !!! Beijos.

Um blog como Aquele disse...

Ah Telma obrigada !!! A aula é mérito da Ana Vaz, autora do livro !!! Beijos.